11:06:02

Paralisação

Greve em federais pode prejudicar vagas do Sisu

Publicado em 18.06.2012, às 09h49


0ffca013e2a9fc7e8d8a66ce3aa2fab6.jpg
A UFPE está em greve desde o dia 17. Segundo a Andes-SN, são 51 universidades com atividades paralisadas
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem


As inscrições de meio do ano no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira com 75% das vagas disponíveis em instituições que estão em greve. Das 30.548 vagas oferecidas no processo, 22.902 estão em universidades e institutos federais com parte das atividades paralisadas por conta do movimento. A greve pode prejudicar o calendário das universidades e a matrícula dos novos alunos.

O Sisu é o sistema informatizado que concentra as vagas das instituições de ensino que adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo vestibular. O processo é aberto duas vezes por ano, no fim e no meio. Das dez instituições que mais oferecem vagas nessa edição, apenas duas não estão em greve. A campeã em oferta, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3,6 mil vagas, é uma das que estão em greve.

Com exceção da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - que mantém indicativo de greve, mas ainda não aprovou a adesão -, todas as universidades federais que participam do Sisu no meio de ano aderiram à paralisação nacional. As instituições que não estão em greve e participam do Sisu são institutos e universidades estaduais.

A greve dos professores das instituições federais completou ontem um mês. Ao longo desse período, o movimento cresceu e conta com 54 instituições. A categoria pede, sobretudo, a reformulação no plano de carreira, mas a melhora na precariedade dos câmpus e unidades também entrou na pauta.

Na semana passada, os servidores técnicos também cruzaram os braços. Em geral, são eles que efetuam as matrículas, marcadas para o dia 29. Decisões judiciais anteriores exigem que os servidores mantenham mínimo de 30% das atividades em funcionamento mesmo com a greve. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/06/18/greve-em-federais-pode-prejudicar-vagas-do-sisu-349410.php

Última novidade

Site do Ciranda

Segue o link para o site do PET Conexões a Ciranda da Ciência: https://sites.google.com/view/pet-ciranda/

Mais vistas